Os animais de estimação podem sim causar rinite alérgica.
Mas quem não adora um bichinho de estimação? E qual criança não sonha em ter um?
Embora adorados, os animais de estimação podem ser causadores de alergias respiratórias, como rinite alérgica e asma.
Os mais comuns a causarem alergias são cães e gatos, mas podemos ter alergia a vários outros animais, tais como pássaros, cavalos, roedores, coelho, entre outros.
Os alérgenos provenientes dos animais estão presentes na casa em partículas microscópicas, invisíveis ao olho humano.
O alérgeno do gato, por exemplo, pode estar presente no pelo, na saliva, na pele e em outras secreções do animal, num tamanho 50 vezes menor que o diâmetro do nosso cabelo!
Esses alérgenos podem estar presentes em grande quantidade na nossa casa, particularmente em tapetes, sofás e até na nossa cama.

Animais podem causar Rinite Alérgica
As pessoas não são alérgicas ao pelo do animal, mas sim, na maioria dos casos, ao alérgenos provenientes da descamação da pele dele.
Em alguns casos, o alérgeno pode ser proveniente da saliva ou até mesmo da urina.
Ao menor contato, o indivíduo alérgico inicia os sintomas da rinite em questão de minutos, e então surgem a coriza, a coceira no nariz, os espirros e a obstrução nasal.
Nos casos em que evitar o contato com o animal é impossível, as vacinas de alergia têm demonstrado eficácia em torno de 80% no tratamento das doenças alérgicas respiratórias, como rinite alérgica e asma.
Mas e se o paciente já tem alergia respiratória e quer ter um animal de estimação? Existem animais “animais hipoalergênicos”?
Infelizmente não existem animais hipoalergênicos… O ideal mesmo seria evitar o contato com o animal que causa a rinite, mas nem sempre isso é possível ou desejado.
Então, se o pet fica dentro de casa, você precisa evitar que ele tenha acesso ao quarto do paciente alérgico, assim como deve restringir o acesso do animal aos ambientes que o paciente tende a ficar mais tempo, como o sofá da casa.
Enquanto a saliva e a descamação da pele são a principal fonte de alérgenos dos cães e gatos, a urina é a fonte alergênica no caso dos coelhos, hamsters e porquinhos da Índia. Logo, os indivíduos não alérgicos da casa precisam ficar responsáveis pela limpeza da casinha do animal.
Veja outra dicas que podem ajudar a melhorar quando os animais causam Rinite Alérgica
- Se você precisar limpar o local do animal a que você tem alergia, use uma máscara descartável durante a limpeza
- Dê banho no animal frequentemente
- Escove o animal toda semana, do lado de fora da casa
- Lave o local do animal dormir toda semana, de preferência com água quente
- Aspire a casa com frequência
Mas se você tem alergia a algum animal e não tem animal por conta disso, mas às vezes vai à casa de alguém que tem o bichinho, você pode tomar suas medicações de alergia e asma antes de ir, para se proteger de crises.
E, ao retornar para casa, troque e lave suas roupas assim que possível.
Saiba mais sobre Rinite Alérgica aqui.