Alergias respiratórias

Prevalência das Alergias Respiratórias e seus impactos

As alergias respiratórias afetam aproximadamente 30% da população mundial, incluindo doenças como rinite alérgica, asma e sinusite. Essas doenças reduzem a qualidade de vida do paciente e são responsáveis por grande parte das internações hospitalares infantis. A imunoterapia, ou seja, as vacinas de alergia, são o único tratamento que pode alterar o curso natural dessas doenças alérgicas respiratórias, inclusive evitando o desenvolvimento de asma em pacientes com rinite alérgica.

Ademais, a asma é a principal causa de falta à escola e a quarta principal causa de internação hospitalar no Brasil, como destacado aqui.

Além dos impactos sociais, essas doenças também têm consequências para o organismo. Tais como alterações craniofaciais, deformidades na arcada dentária, distúrbios do sono, prejuízo da função pulmonar, bem como limitações nas atividades cotidianas e maior prevalência de infecções bacterianas e virais.

Dessa forma, é importante que o médico alergista e imunologista, o especialista indicado para fazer o diagnóstico e tratamento dessas doenças, possua treinamento específico para lidar com essas doenças, buscando a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Principais causas das doenças alérgicas respiratórias

Os alérgenos do ambiente, como ácaros da poeira doméstica, pelos de animais e fungos, são as principais causas das alergias respiratórias, bem como substâncias químicas relacionadas ao trabalho e fatores genéticos.

Tratamento das Alergias Respiratórias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, as vacinas de alergia são o melhor tratamento para alergias respiratórias. Atualmente, as vacinas subcutâneas e orais estão disponíveis no Brasil, como mencionado aqui.

A AlergoLife Clínica de Alergia, Asma e Imunologia

A AlergoLife, referência no tratamento de doenças alérgicas e imunológicas no Rio de Janeiro desde 2003, possui unidades na Barra da Tijuca, Tijuca e Ipanema, oferecendo atendimento adulto e pediátrico. Além disso, os médicos Alergistas e Imunologistas são atualizados, oferecendo diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas respiratórias, incluindo a Imunoterapia. Nossas unidades têm ambiente confortável e atendimento humanizado, com profissionais treinados no tratamento de doenças alérgicas e imunológicas. Aceitamos diversos convênios médicos e realizamos consultas particulares. Nossos endereços são facilmente acessíveis por transporte público e têm estacionamento no local.

Por fim, nosso compromisso número 1 é a satisfação dos pacientes e a resolução clínica de seu problema. Marque uma consulta na AlergoLife e experimente uma vida sem alergia.