Alergias que aparecem no frio
Alergias que aparecem quando está frio geralmente estão relacionadas a duas coisas: alergias respiratórias por causa de coisas que estão no ar e causam alergia, e reações alérgicas na pele por causa do frio. Abaixo cada uma delas:
Alergias Respiratórias no Frio:
- Alergia a Ácaros: Ácaros são bichinhos bem pequenos que gostam de lugares úmidos e quentinhos, como colchões, travesseiros e tapetes. No frio, eles podem aumentar dentro de casa porque a gente fecha mais as janelas e não deixa o ar circular tanto.
- Alergia a Mofo: Mofo cresce em lugares úmidos e que não têm muito ar. Algumas pessoas são alérgicas a coisas pequenas chamadas esporos de mofo, que ficam no ar. No frio, como a casa fica mais fechada, esses esporos podem estar mais presentes dentro de casa.
Reações Alérgicas na Pele no Frio:
- Urticária pelo Frio: Isso acontece quando a pele fica cheia de manchas vermelhas quando entra em contato com o frio. As partes do corpo que ficam mais frias, como mãos e rosto, costumam ser as mais afetadas. Às vezes, a urticária pelo frio pode até fazer a pessoa se sentir tonta ou com dificuldade de respirar.
- Pele Atópica: No inverno, a pele pode ficar mais seca porque a gente toma banhos quentes e demorados. Isso pode piorar doenças como a dermatite atópica. Além disso, como a casa fica mais fechada, tem mais ácaros por perto, o que pode ser ruim pra quem tem pele atópica.
Se você acha que tem uma alergia ou sente coisas diferentes no frio, o melhor é procurar um médico que entenda de alergias. Eles vão te avaliar direitinho e te dar dicas de como evitar e tratar essas alergias.
A AlergoLife é referência em Alergologia e Imunologia no Rio de janeiro, para saber mais sobre os nossos testes, tratamentos, exames e consultas clique aqui.