O que é o Herpes simples recorrente?
O vírus Herpes SImples pertence à uma família de vírus que possuem neurotropismo, ou seja, afinidade pelas raízes nervosas do nosso corpo.
Existem dois tipos de vírus Herpes Simples: vírus herpes simples tipo 1 (HSV-1) e vírus herpes simples tipo 2 (HSV-2).
O HSV-1 é tradicionalmente relacionado ao herpes labial. Já o HSV-2 é normalmente associado com o herpes genital. Em algumas populações, o inverso pode ocorrer, e o HSV-1 ser mais relacionado com a infecções genitais.
O vírus Herpes, após um primeiro contato no indivíduo, permanece latente nas terminações nervosas próximas ao local de infecção, podendo ser reativado ocasionalmente.
De acordo com estudos de prevalência, aproximadamente 80 a 90% da população adulta brasileira já teve contato com o vírus da Herpes, porém apenas 1% destes manifestará a forma crônica da doença, passando a ter episódios recorrentes de Herpes.
Sintomas do Herpes simples recorrente
Os quadros recorrentes de herpes simples costumam ter duração e intensidade menor.
O herpes recorrente se apresenta, classicamente, na seguinte cronologia:
Causas e fatores podem aumentar a frequência das crises de Herpes simples
Dentre as causas e fatores mais comuns, podemos citar:
Diagnóstico do Herpes simples de repetição
Pacientes com quadros de herpes simples de repetição devem ser avaliados por um médico Alergista e Imunologista, profissional este capacitado para fazer uma avaliação global do estado imunológico do paciente.
Para tal, serão solicitados exames laboratoriais de sangue e testes de imunidade.
A imunidade celular é a defesa mais importante contra o herpes simples. Pacientes com deficiência na imunidade das células T podem desenvolver quadros crônicos de herpes.
Tratamento do Herpes simples de repetição
Os pacientes com herpes de repetição podem se beneficiar do uso contínuo de medicamentos antivirais, como Aciclovir e Valaciclovir, prescrito pelo Ginecologista ou Urologista.
Nos casos em que seja identificado algum distúrbio imunológico, o médico poderá indicar um tratamento de imunoestimulação para o herpes de repetição, feito através de vacinas imunoestimulantes semanais, com bons resultados na diminuição da frequência das crises.