Teste de imunidade
(Teste intradérmico)
O teste de imunidade é útil nos casos de doenças de repetição, como candidíase, herpes simples, infecção urinária, amigdalites, entre outras.
O teste de imunidade consiste em o paciente receber no braço algumas injeções contendo substâncias derivadas de microrganismos, que são escolhidas pelo médico Alergista e Imunologista, como formas de avaliar a Imunidade.
ㅤㅤ
ㅤㅤ
Essas substâncias são colocadas e, posteriormente ao momento da colocação, surgirá um pequeno inchaço com vermelhidão, o qual sumirá pouco tempo depois. Depois que passarem alguns minutos, o local poderá ficar levemente dolorido. A leitura do teste ocorre cerca de 48 a 72h após a sua realização. Na ocasião da leitura do teste, o médico irá medir o tamanho da reação e explicará para o paciente os resultados.
Para que seja possível a realização do teste, o paciente precisa estar sem usar corticóide oral (ex: Predsim, Prelone) por 7 dias; bem como sem utilizar corticóide tópico (ex: Diprogenta, Candicort) no local do teste por 15 dias; e, além disso, sem usar corticóide injetável (ex: Betatrinta, Diprospan) por pelo menos 30 dias.
O resultado do teste refletirá o status da imunidade celular do paciente, dessa forma fornecendo ao médico Alergista e Imunologistas informações para o tratamento.
O tratamento dos distúrbios imunológicos podem ser feito através de vacinas imunoestimulantes subcutâneas, durante período a ser estipulado na depedência da doença.