Quais tipos de alergia tem tratamento?
A maioria das alergias tem algum tipo de tratamento disponível para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Os tipos de alergias que geralmente podem ser tratadas incluem:
Alergias respiratórias
- Alergia a ácaros: O tratamento pode incluir medidas de controle ambiental, anti-histamínicos, corticosteroides nasais, descongestionantes e imunoterapia (vacinas contra alergias específicas).
- Alergia a animais de estimação: O tratamento pode envolver medidas para reduzir a exposição ao alérgeno, uso de medicamentos para aliviar os sintomas e, em alguns casos, imunoterapia para aumentar a tolerância.
Alergias medicamentosas
- Em casos selecionados, é possível realizar tratamento de dessensibilização para o medicamento envolvido. Como nos casos de alergia ao ácido acetilsalicílico para paciente que necessitam do uso da medicação. Nos casos em que a dessensibilização não é uma alternativa, o tratamento geralmente envolve evitar o medicamento desencadeante e usar alternativas seguras quando necessário.
Alergias alimentares
- Pacientes com alergia a leite de vaca, em algumas situações, podem ser submetidos a tratamento de dessensibilização. Nos casos em que a dessensibilização não é possível, o tratamento geralmente envolve evitar o alimento desencadeante e ter uma dieta cuidadosamente controlada. Em casos de reações alérgicas graves, é importante que o paciente tenha um plano de emergência e, possivelmente, carregue consigo uma epinefrina auto injetável (como uma caneta de adrenalina) para uso em situações de anafilaxia.
Alergias a insetos
- As picadas de insetos podem causar reações alérgicas graves em algumas pessoas. O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas e, em alguns casos, imunoterapia com veneno de insetos para aumentar a tolerância do sistema imunológico.
Alergias cutâneas
- Dermatite atópica: O tratamento da dermatite atópica envolve uma abordagem multimodal que inclui cuidados com a pele, medidas de controle ambiental e o uso de medicamentos. Nos casos leves a imunoterapia (vacinas de alergia) pode ajudar. Para casos moderados e graves, é necessário tratamento sistêmico com imunossupressores ou imunobiológicos, como o Dupilumabe,.
- Urticária: O tratamento das crises agudas de urticária deve ser feito com anti-histamínicos ou corticoides orais. Para os casos crônicos, é importante o controle com anti-histamínicos e, nos casos refratários, com medicamentos imunobiológicos como o Omalizumabe.
É importante destacar que o tratamento varia dependendo do tipo e gravidade da alergia, e somente um médico especialista em alergias pode fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado. Em alguns casos, a imunoterapia (vacinas contra alergias) pode ser recomendada para ajudar o sistema imunológico a tolerar melhor o alérgeno e reduzir a gravidade das reações alérgicas.
A AlergoLife é referência em Alergologia e Imunologia no Rio de janeiro, para saber mais sobre os nossos testes, tratamentos, exames e consultas clique aqui.