Sinusite
A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face. Veja aqui os sintomas, causas, diagnóstico e tratamento dessa doença causa grande prejuízo na qualidade de vida das pessoas, levando ao baixo rendimento escolar ou profissional.
O que é sinusite?
Sinusite significa inflamação dos seios da face, que são espaços ocos entre os ossos do crânio e da face, sendo denominados seios frontais, seios maxilares, seios etmoidais e seios esfenoidais.
Eles se ligam à cavidade nasal através de pequenos óstios ou orifícios, que devem estar livres e sem secreção para que o ar circule sem dificuldades.

Principais sintomas da sinusite
A sinusite crônica ocorre de forma concomitante à inflamação da mucosa nasal e, normalmente, no início surgem sintomas de rinite. Atualmente, o termo mais correto a ser utilizado para se referir à doença é Rinossinusite crônica.
Os sintomas de rinossinusite crônica incluem, por exemplo:
ㅤㅤ
Em alguns casos, pode haver agudização do quadro, e , consequentemente, originar sintomas de sinusite aguda também.
A rinossinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, tais como abscessos cerebrais e meningite, o que, consequentemente, leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.
Causas
A principal causa da rinossinusite crônica é a alergia respiratória, mas também podemos encontrar, por exemplo, a rinossinusite decorrente da polipose nasal, assim como a sinusite fúngica.
A rinossinusite alérgica acontece devido à uma resposta exagerada do corpo quando você entra em contato com determinadas substâncias (alérgenos), e, posteriormente, o organismo identifica como estranhas, reagindo à elas.
Dentre as causas da rinossinusite alérgica, podemos citar, por exemplo: poeira, fungos, animais, pólens, entre outros. No Brasil, a principal causa são os ácaros da poeira domiciliar.
Ácaros são pequenos artrópodes que não podem ser vistos a olho nu, porém estão presentes em grande quantidade dentro da nossa casa e outros ambientes. Você sabia que dentro de um colchão podem ter cerca de 2 milhões de ácaros?
Outras causas
A sinusite crônica também pode estar relacionada com o refluxo gastroesofágico, assim como alterações anatômicas decorrentes de traumas faciais, além também de procedimentos dentários. Adicionalmente, determinadas deficiências imunológicas raras também podem acarretar em sinusite crônica, tal como doença por hipersensibilidade à aspirina.
Diagnóstico da sinusite
O diagnóstico é essencialmente clínico, baseado no exame físico e anamnese. Nos casos de rinossinusite aguda, pode ser evidente a drenagem de secreção purulenta na faringe posterior, durante exame clínico da cavidade oral.
Exames de imagem
A radiografia simples dos seios da face é um exame bastante utilizado, principalmente em atendimentos de emergência, devido ao baixo custo. Porém é um exame de difícil interpretação, pois, normalmente, revela espessamento mucoso dos seios da face, não significando necessariamente uma sinusite, apenas uma inflamação decorrente da rinite (a rinossinusite da qual falamos anteriormente).
A tomografia computadorizada dos seios da face é o exame mais indicado nas dúvidas diagnósticas, indicando com precisão a ocorrência da doença, assim como sua localização exata. Entretanto, é um exame de alto custo.
Testes alérgicos
Nos casos em que fica evidente o papel da alergia respiratória sobre a ocorrência da rinossinusite crônica, deve-se investigar a alergia respiratória com um médico Alergista ou Alergologista, o qual é especificamente treinado para diagnosticar e tratar pessoas com sinusite alérgica, bem como rinite e outras alergias.
Inicialmente, o alergista irá coletar informações sobre o histórico médico do paciente. De acordo com essas informações, ele pode solicitar um teste alérgico chamado Prick Test.
No Prick Test, serão testados extratos de diferentes alérgenos (substâncias que causam alergia), de acordo com a sua história.
De acordo com o resultado do Prick test, o alergista irá determinar a necessidade ou não da realização de outros exames, tais como exames de sangue para determinar níveis de IgE total e específicas a determinados alérgenos; exames de imagem como tomografia de seios da face, radiografia do cavum para avaliação de adenóides; bem como prova de função respiratória, entre outros.
Tratamento da sinusite
O tratamento da rinossinusite aguda infecciosa deve ser feito com antibióticos, por 14 a 21 dias.
Para o tratamento da rinossinusite alérgica, o alergista vai traçar um plano de tratamento específico para cada paciente.
Dessa forma, o tratamento da sinusite alérgica envolve uma abordagem tripla:
Muitas vezes a sinusite é tratada como uma doença banal, sem maiores consequências. Porém ela pode causar impactos irreversíveis na vida do paciente.
MÍDIAS SOCIAIS